qual o idioma mais fácil de aprender

Qual o idioma mais fácil de aprender? Confira aqui!

Qual o idioma mais fácil de aprender é algo que muitas pessoas buscam. Os desafios podem sim ser divertidos, mas às vezes é bom saber se a tarefa que vamos enfrentar é fácil ou não. 

qual o idioma mais fácil de aprender

NÃO PERCA: Bolsas com a Nota do Enem na Estácio de Sá! Saiba tudo aqui.

Aprender um novo idioma é, definitivamente, um desafio que muitas pessoas entram. Mas como todos os idiomas são diferentes, nem todos são tão desafiadores.

Sendo assim, algumas delas podem ser mais fáceis de aprender que outras. Mas a grande pergunta que resta é: qual o idioma mais fácil de aprender?

Qual o idioma mais fácil de aprender?

A resposta para essa grande questão não é simples, ela depende de diversos fatores. A língua considerada mais fácil de aprender para a maioria das pessoas pode não ser mais fácil para você. 

Sendo assim, vamos conferir o que torna um idioma fácil de ser aprendido e sugestões adicionais para você começar. 

No final você estará pronto para escolher qual o idioma mais fácil de aprender e se jogar nesse desafio!

O que torna um idioma fácil de aprender?

Antes de entrarmos em mais detalhes, você deve entender que não existe uma língua que seja inerentemente mais complicada do que as outras. 

O motivo disso é simples: as crianças do mundo todo aprendem com a mesma facilidade e não existem diferenças significativas nos termos de aquisição da linguagem. 

Sendo assim, o aprendizado de uma nova língua não vai funcionar da mesma maneira na fase adulta, e existem diversos fatores que podem afetar a sua capacidade de aprendizado. 

Sua língua nativa

Muitos idiomas possuem relações entre si. Quanto mais parentes forem, mais relacionados serão. 

Dessa forma, para responder qual o idioma mais fácil de aprender, leve em consideração aqueles que possuem gramáticas, vocabulários e pronúncias semelhantes.

qual o idioma mais fácil de aprender

Dessa maneira, se a sua língua nativa for a portuguesa, por exemplo, será muito mais fácil aprender um idioma que possui raízes latinas. Mas nem tudo possui relação, às vezes a gramática é semelhante, mas a pronúncia não. 

De forma geral, quanto mais intimidade sua língua nativa possuir com qual o idioma mais fácil de aprender, mais fácil será. 

Outros idiomas

Caso você já fale outro idioma, você tem algo a seu favor. Quanto mais idiomas você conhecer e souber, mais semelhanças podem ser encontradas em qual o idioma mais fácil de aprender.

Caso você tenha aprendido essas novas línguas em sua fase adulta, também terá uma maior compreensão de como a linguagem funciona. 

Ao aprender sua língua nativa quando criança, você basicamente a absorve e começa a falar sem pensar muito.

Você desenvolve um senso natural para a língua, e nunca vai ter que estudar gramática para compreender como criar uma frase, nem memorizar o vocabulário para lembrá-lo.

Mas isso não vai funcionar quando você estiver aprendendo uma nova língua quando for mais velho.

Quando vamos aprender uma nova língua já adultos, ou adolescentes, não temos essa intuição de como ela funciona. 

Muitas pessoas, inclusive, precisam entender como a estrutura formal da língua funciona para formular uma frase com ela. 

Você provavelmente nunca escutou, ou sabe o significado, dos termos “oração subordinada” ou até mesmo a palavra “advérbio” antes de começar a estudar uma segunda língua. 

No começo, esses conceitos podem ser confusos. Então, se você já estiver familiarizado com eles, será ainda mais fácil entender como funciona. 

Sua motivação

Muitas pessoas subestimam essa etapa no momento de pesquisas qual o idioma mais fácil de aprender. Mas sem ele, você não vai aprender uma nova língua com sucesso.

Quando você possui dentro de si a motivação correta, poderá alcançar qualquer coisa. Dessa forma, é possível se deparar com uma linguagem que é teoricamente fácil e outra difícil, mas se você possuir a motivação correta, a língua “difícil” se tornará fácil.

É exatamente por isso que ao namorar com uma pessoa fluente na língua que deseja aprender, torna o processo de aprendizado ainda mais fácil. O amor é uma motivação muito poderosa. 

Portanto, antes de investir no aprendizado de uma nova língua pergunte-se: Qual é a minha motivação? O que me dará motivação para aprender essa nova língua? 

Caso não tenha nenhuma motivação específica de qual o idioma mais fácil de aprender, um dos maiores incentivos é conversar com falantes nativos. Existem aplicativos no telefone celular que ajudam você a encontrar falantes nativos. 

Ser capaz de usar o que foi aprendido com pessoas reais também é ótimo, então não subestime o que isso pode fazer por você.

Quais são os idiomas mais fáceis de aprender?

Agora que você sabe o que torna uma língua mais fácil de ser aprendida, lembre-se que não existe um idioma universal fácil, mas os seguintes podem ser menos complicados:

  • Espanhol
  • Inglês
  • Italiano
  • Francês
  • Holandês

O Inglês e o Espanhol nos últimos anos estão expandindo e unificando continentes em uma única linguagem, em muitos locais é praticamente obrigatório ter bons conhecimentos em alguma das duas línguas, principalmente em locais ligados ao Turismo. 

Escolhendo o idioma certo para você

Um dos maiores impactos no sucesso de aprendizado de um novo idioma não é o quão fácil ou difícil é o idioma, mas sim quão complicado é estudá-lo. 

Sendo assim, escolha um idioma que você tenha realmente interesse de aprender.